HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

CURIOSIDADES
Como dar remédio para cachorro que cospe 29/04/2021 às 13:16:13

A gente sabe: dar remédio para cachorro que cospe é uma das coisas mais complicadas na relação entre tutor e cão. Afinal, dar remédio para o cachorro é algo fundamental durante as várias fases da vida do animal. Só que nem sempre eles vão reagir bem a este processo, uma vez que eles não gostam de tomar remédio.

É claro que isto não é uma regra. Afinal, cada cão é diferente um do outro e pode ser que alguns sequer demonstrem alguma repulsa por tomar remédio. Só que como isto é algo invasivo e muitas vezes o gosto é terrível, as chances do seu doguinho se esquivar, ficar nervoso e cuspir tudo de volta, são grandes.

Como resolver isso? No artigo de hoje, vamos te ajudar. Com algumas dicas práticas, quem sabe, você conseguirá dar remédio para cachorro que cospe de maneira satisfatória. Portanto, continue lendo!

Aprenda como dar remédio para cachorro que cospe

dar remédio para cachorro que cospe

Cão no veterinário – Foto: Freepik

Seu cachorro tem medo do veterinário ou já fica todo assustado quando ouve você pegando um comprimido na gaveta? Infelizmente, isto realmente pode acontecer. Afinal, na cabeça dos cachorros, o processo veterinário, muitas vezes, é algo terrível. Parece que o mundo está acabando.

 

Isto ocorre por vários motivos, mas principalmente pela falta de adestramento e condicionamento para esta situação. E o reflexo disso pode aparecer, inclusive, na hora de dar um simples medicamento para o animal. Se for comprimido, ele vai cuspir. Se for líquido, ele vai se babar. Então, como resolver o problema?

Existem algumas técnicas bem simples que você pode colocar em prática. Veja se alguma dessas dicas vai te ajudar:

  1. Abra a boca do cachorro e coloque o remédio perto da garganta dele;
  2. Ofereça remédios que tenham gosto de petisco (porta comprimido);
  3. Se o remédio for líquido, experimente uma seringa;
  4. Coloque o remédio em alguma comida que o cão goste (sem exageros);
  5. Coloque o comprimido disfarçado na ração e observe;

Não se preocupe. Vamos explicar o passo a passo de cada dica listada acima. Portanto, continue a sua leitura e saiba tudo sobre o assunto.

Abra a boca do cachorro e coloque o remédio perto da garganta dele

dar remédio para cachorro que cospe

Cão tomando remédio – Foto: Freepik

 

Esta talvez é uma das formas mais difíceis de dar remédio para cachorro que cospe. Afinal, você vai ter que enfiar os dedos bem perto da garganta dele, para que o remédio não seja expelido. Ao tentar encostar no focinho do animal ou abrir a boca dele, pode ser que ele se sinta pressionado e estressado.

Então, você precisa tomar muito cuidado.

Só coloque esta dica em prática se você tiver plena confiança no seu dog e se a relação de vocês já é muito bem construída. Caso contrário, o cachorro poderá morder, na tentativa de se esquivar de tomar o remédio. Então, faça isso com segurança e sempre com ajuda de mais uma pessoa.

Dica: se você conseguir colocar o remédio bem perto da garganta do animal (muitas vezes você pode até “jogar”, sem precisar colocar os dedos dentro da boca), feche o focinho do cachorro e segure ele pra cima. Isto vai ajudar o cachorro engolir o remédio, sem que ele fique preso na garganta.

 

Ao fim, dê um petisco de adestramento para o cachorro. Isto vai deixá-lo feliz e vai ajudar a fazer o remédio descer.

Utilize porta comprimidos

Hoje em dia, algumas empresas já desenvolveram produtos bem legais para ajudar a dar remédio para cachorro que cospe. Trata-se dos porta comprimidos, que são, basicamente, um tipo de petisco que você pode encaixar o comprimido e, assim, oferecer ao animal. É realmente muito simples de usar e os cachorros nem vão perceber o comprimido lá dentro!

Uma dica interessante para testar essa possibilidade, é oferecer um petisco sem o comprimido, para que o cachorro, antes de mais nada, experimente. Ao experimentar e gostar, ele vai comer o segundo com muito menos desconfiança. E no segundo, então, você coloca o comprimido.

Se você quiser, finalize o processo com um petisco de adestramento. Assim o cachorro vai condicionar o comportamento como algo natural. E isto é importante, pois o cão pode sentir o gosto ruim do remédio e, nas próximas vezes, não vai querer mastigar o remédio disfarçado de petisco.

Dar remédio para cachorro que cospe com seringa

dar remédio com seringa para cachorro

Cão tomando remédio – Foto: Freepik

Se você já tentou dar algum remédio líquido para o cachorro, sabe que é tão difícil quanto um comprimido sólido. No entanto, você pode administrar as doses com uma seringa, o que torna o processo mais fácil – mas também requer uma certa experiência no manuseio das peças, pois o cachorro pode se babar e, claro, não ingerir o remédio.

Então, para dar remédio líquido para o cachorro usando uma seringa, é muito importante colocá-la na boca do animal e, em um único jato, injetar diretamente na garganta. Você não pode colocar o remédio na língua ou na boca do cachorro. Precisa ir diretamente na garganta para que ele engula.

Este processo também pode ser difícil, pois os cães sempre vão resistir a elementos de estranhos em sua boca. Mas se você fizer rapidamente, não haverá problema.

Coloque o remédio em alguma comida que o cão goste (sem exageros)

Outra dica muito legal para dar remédio para cachorro que cospe, é colocando ela em uma comida que o cachorro goste. Esta é uma dica bem interessante, visto que muitas vezes o cachorro nem vai desconfiar de que há um comprimido naquela comida. O grande problema aqui, é justamente o método: nem sempre oferecer uma comida “diferenciada” é saudável para o dog.

Ou seja, se você oferecer um pedaço de carne ou um pedaço de presunto, pode ser que o cão condicione isso como algo que ele pode comer. E assim, passe a pedir ou a negar outros tipos de comida. Além de que, claro, comidas que não sejam feitas para os cães podem ser bem prejudiciais para eles.

Portanto, procure uma comida diferenciada mas que não tenha temperos, sal e outros condimentos. Você não pode dar remédio para tratar um problema, e criar outro, não é mesmo?

Dar remédio para cachorro que cospe – Disfarce na ração

dar remédio com seringa para cachorro

Cão tomando remédio – Foto: Freepik

E por fim, a dica mais simples de todas: ofereça o comprimido misturado na ração convencional! Muitas vezes o cachorro nem vai perceber que há um comprimido em meio a ração comum e, então, ele vai engolir tudo sem notar. Só que você precisa observar bem para ter certeza de que o cão realmente comeu o remédio inteiro!

O ponto negativo, é que se o animal sentir o gosto do remédio, ele pode achar que é da ração – e assim, negar o alimento dali pra frente. Então, faça um teste antes de adotar essa estratégia.

 

 

 

Por: Camila Da Silva

Fonte: (Portal do Dog)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco