HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

RAÇAS
Diferença entre pastor alemão e pastor belga 22/06/2020 às 20:43:58

Antes de falar sobre a diferença entre pastor alemão e pastor belga, é preciso dizer que eles são muito semelhantes. Assim, ambos foram criados para o trabalho de pastoreio de ovelhas e outros animais. Porém também são muito usados como cães policiais devido à sua inteligência e obediência.

Mas então, quais são as diferenças entre o pastor alemão e o pastor belga?

Diferenças na origem da raça entre pastor alemão e pastor belga

Capitão Max von Stephanitz da cavalaria alemã do final do século XIX, trabalhou na criação de uma nova raça. Assim, combinou diversos cães de pastoreio, transformando-os em uma raça uniforme. Então, essa raça originou o pastor alemão atual.

pastor alemão

Foto: Freepik

 

Por sua inteligência e versatilidade, a raça se tornou cada vez mais popular entre muitos criadores. Assim, foram levados aos Estados Unidos logo no início do século XX. Porém, durante a Primeira Guerra Mundial, houve intensa rivalidade entre Estados Unidos e Alemanha. Então, a popularidade da raça, estando associada ao inimigo, teve sua popularidade reduzida.

Por outro lado, o pastor Belga Malinois se originou a partir de um grupo de cães da Bélgica. Mas no final do século XIX a raça foi aprimorada, dando origem aos cães existentes atualmente.

Diferenças no tamanho e coloração entre pastor alemão e pastor belga

Pastor Belga

Foto: Freepik

Primeiramente o pastor alemão costuma ser aproximadamente 10% maiores que o pastor belga. Da mesma forma, seus pelos costumam ser mais longos, com a presença de mais sub pelo. Inclusive existe uma variedade do pastor alemão que possui o pelo longo.

Além disso, o pastor alemão possui a clássica coloração preta e castanha. Assim, é conhecido pela clássica sela preta que apresenta em suas costas.

 
pastor alemão

Foto: Freepik

Por outro lado, o pastor belga Malinois é menor e mais loiro com relação ao pastor alemão. Contudo, às vezes as duas raças são confundidas.

Mas o pastor belga Malinois possui o pelo curto e fulvo. Além disso possui a máscara e as orelhas pretas. Apesar de serem menores e mais refinados com relação ao pastor alemão, o pastor belga é muito forte e musculoso. Assim, são cães muito vigorosos.

Diferenças de temperamento entre pastor alemão e pastor belga

Pastores alemães e belgas são criados para o trabalho. Então, são muito inteligentes e obedientes. Assim, eles são muito colaborativos, trabalhando muito bem com o homem em diversas tarefas. Porém, esses cães são indicados para tutores mais experientes. Isso porque devido à sua energia e esperteza podem ser difíceis de controlar se não forem corretamente ensinados.

Então, por serem muito alertas e atentos, são muito valorizados tanto para trabalhos de pastoreio quanto na polícia. Isso porque eles são capazes de construir um ótimo laço de parceria com seu tutor.

Apesar de serem cães muito dóceis, precisam se manter ativos para não apresentarem comportamentos indesejados. Então, eles precisam realmente de atividades físicas intensas para se manterem saudáveis. Além disso eles apreciam atividades de agilidade e obediência.

pastor belga

Foto: Freepik

Sendo assim, esses cães não devem ser deixados sozinhos no quintal. Isso porque eles precisam ter muita atenção para se sentirem satisfeitos.

Ambos são cães ótimos quando se trata de operações de busca e resgaste. Mas o belga Malinois se sai particularmente bem em atividades de corrida ou ciclismo junto com seu tutor.

Níveis de atividade

Com relação aos níveis de atividade, existe uma diferença entre pastor alemão e pastor belga. Assim, o belga costuma gostar mais de desafios. Mas para ambos é muito importante que haja sempre tarefas a serem executadas.

Além disso, o pastor belga Malinois é mais ativo com relação ao pastor alemão. Mas eles não se contentam apenas com exercícios físicos. Assim, precisam também de muita interação com seus donos.

Mas caso isso não aconteça, esses cães podem apresentar comportamentos indesejados. Podem por exemplo se tornar agressivos ou travessos demais, pegando e destruindo objetos indevidos. Ademais podem também começar a cavar buracos no quintal.

Apesar de serem dóceis, o ideal é que esses cães sejam ensinados desde cedo. Assim, evita-se que tenham comportamentos indevidos. Além disso, eles não são indicados para a convivência com gatos devido ao seu instinto policial.

pastor belga

Foto: Freepik

Além disso, outra diferença entre o pastor alemão e o pastor belga é que o alemão é utilizado como guia de cegos. O primeiro cão-guia do mundo foi Buddy, um pastor alemão. Isso porque eles são muito obedientes, executando perfeitamente as ordens que lhe são dadas. Por fim, o pastor alemão é um ótimo cão com crianças. Eles são carinhosos, versáteis e também muito corajosos.

Diferenças entre pastor alemão e pastor belga com relação à popularidade

Primeiramente com relação à popularidade, também existe uma pequena diferença entre o pastor alemão e o pastor belga.

Popularidade do Pastor Alemão

pastor alemão

Foto: Freepik

pastor alemão é uma das 5 raças mais populares do mundo.

Provavelmente isso ocorre por serem ótimos cães quando incluídos na família adequada. Assim, eles devem conviver com uma família ativa, que esteja sempre disposta a dedicar bastante tempo ao cão. Então, os donos devem passear, brincar e oferecer muito carinho ao cão. Além disso é preciso que se dediquem ao treinamento do animal.

Popularidade do Pastor Belga

Igualmente, o pastor Belga Malinois também é muito inteligente e enérgico. Assim, é muito leal e companheiro à sua família.

Mas, a popularidade dessa raça é mais recente com relação à do pastor alemão. Mas ela vem crescendo rapidamente. Assim, a raça já ocupa o 43º lugar na lista de raças mais populares. Poucos anos atrás, sua colocação era a 76ª.

pastor belga

Foto: Freepik

Essa popularidade crescente se deve principalmente graças a programas de TV, filmes e vídeos. Isso porque eles mostram as incríveis habilidades desses cães em desenvolver diferentes tipos de tarefas. Além disso, a beleza da raça também agrada muito.

Mas é preciso deixar claro que os comportamentos e as habilidades incríveis desses cães são fruto de intenso treinamento. Então, apesar de parecerem simples quando vistas pela tela, é necessário muita paciência, determinação e tempo do tutor para lapidar o comportamento do cão.

Conclusão

Conclui-se portanto que o Pastor Belga Malinois e o Pastor Alemão possuem aparências e características de personalidade muito semelhantes. Sendo assim, ambos podem ser treinados facilmente. Por isso esses cães são adequados para executar funções em que o homem necessite de suas habilidades.

Além disso, eles possuem um ótimo convívio com as pessoas, inclusive com crianças. Mas é ideal que o cão seja adestrado ainda filhote para que seja controlado com maior facilidade.

 

 

Fonte: (Portal do Dog)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco