HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Anuncie

RAÇAS
Pastor-polonês-da-planície: características e cuidados 11/07/2020 às 13:09:16

O pastor da planície, originário da Polônia, é um cachorro de porte médio e temperamento dócil, mas que precisa fazer muito exercício para canalizar a energia que irradia.

Em essência, todos os países europeus tiveram sua própria raça de cão pastor ou cão de fazenda. No caso da Polônia, é preciso mencionar a raça pastor-polonês-da-planície. Outro nome pelo qual podemos nos referir a ele é owczarek (ovcharka) nizinny.

Origem do pastor-polonês-da-planície

Sua origem é desconhecida, assim como a da maioria dos cães pertencentes a raças antigas. No entanto, em registros que datam da Idade Média esse cachorro é reconhecido por seu trabalho de pastoreio. Seu país de origem é a Polônia.

O pastor polonês começou a ser criado de forma seletiva no final da Segunda Guerra Mundial. Os próprios pastores e pecuaristas conseguiram definir uma raça própria a partir de seus próprios cães de trabalho. Dessa forma, foi possível evitar sua extinção.

Foi oficialmente reconhecido como raça em 1963. Depois disso, o pastor-polonês-da-planície foi difundido para além do seu país de origem.

Atualmente, o pastor polonês é pouco conhecido, tanto dentro da Europa quanto fora dela. Ele predomina na Polônia e na Grã-Bretanha, mas também existem alguns exemplares em diferentes continentes, tais como na Austrália ou na América do Norte.

É provável que ele descenda do cruzamento entre cães húngaros de cabelos trançados e cães tibetanos de pelo longoPortanto, entre os seus possíveis parentes próximos está o pastor-de-brie, o schapendoes ou até mesmo o bobtail.

Pastor-polonês-da-planície

 

Características do pastor-polonês-da-planície

O pastor-polonês-da-planície é musculoso, robusto e tem bastante energia. Os machos atingem uma altura de 45 a 50 centímetros na cernelha, enquanto as fêmeas atingem de 42 a 47 centímetros. Suas orelhas são em forma de coração, de tamanho médio, pendentes, largas na base e de inserção bastante alta.

O pastor-polonês-da-planície se caracteriza por ter uma pelagem de diversas tonalidades, sendo possível às vezes observar manchas nos seus pelos. Além disso, a pelagem é espessa, forte e longa e, por isso, requer escovação frequente.

A principal função desses cães é trabalhar no campo, o que envolve muita atividade físicaAlém disso, eles adoram ficar ao ar livre, independentemente do clima. Por isso, são excelentes guardiões de casas e fazendas.

Temperamento do pastor-polonês-da-planície

Esses cães são extremamente fiéis e curiosos, mas sem a tendência de fugir. Adoram seus familiares humanos e são muito brincalhões. Além disso, eles são desconfiados e suspeitam de qualquer persona. Contudo, nunca atacam.

No entanto, são bastante temperamentais, desde filhotes até atingirem uma idade avançada. Por esse motivo, eles precisam ser adestrados adequadamente, pois só obedecem ao ‘líder’ da sua matilha. É mais difícil que obedeçam a iniciantes ou pessoas de personalidade delicada.

Também é importante haver socialização com outros cães, a fim de moldar sua personalidade e evitar problemas de timidez ou agressividade.

 

Cuidados

Esse cachorro se adapta bem à cidade e é um ótimo animal de companhia. No entanto, é necessário que ele se exercite, pois é um cachorro que tem muita energia. Nesse sentido, deve fazer pelo menos três longos passeios ao dia e, se possível, ter mais alguma distração ou brincadeira.

Uma boa ideia é canalizar a energia desses cães por meio da prática de esportes variados, pois, caso contrário, eles podem descarregar a sua energia através de comportamentos nervosos e até mesmo destrutivos.

Ele adora comer, tanto ração industrializada quanto refeições especiais preparadas para ele. Por esse motivo, sua dieta deve ser controlada, pois pode comer em excesso.

Sua pelagem abundante requer uma série de cuidados simples, mas que devem ser constantes. É conveniente escová-lo e penteá-lo todos os dias para evitar os nós.

Curiosidades

Recomenda-se que eles morem em áreas ou regiões com um clima temperado intermediário, que não seja excessivamente frio ou excessivamente quente. No entanto, ele é resistente a condições adversas.

O conjunto de cães pastores se caracteriza pelos latidos excessivos, que são uma reminiscência do seu passado como pastores ou guardiões de ovelhas.

Às vezes, alguns exemplares podem nascer com braquiúria congênita. Esse distúrbio musculoesquelético é transmitido aos descendentes de maneira autossômica dominante. Portanto, os espécimes que sofrem dessa doença não devem ser escolhidos como reprodutores.

 

Fontye: (Meus Animais)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco