HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

RAÇAS
Pastor-romeno-dos-cárpatos : tudo sobre esta raça 04/09/2021 às 19:18:17

O pastor-romeno-dos-cárpatos é uma raça endêmica da Romênia que compartilha características com os mastins. Se você quiser conhecê-la um pouco melhor, veio ao lugar certo.

Pastor-romeno-dos-cárpatos : tudo sobre esta raçaO pastor-romeno-dos-cárpatos é um dos melhores cães pastores do mundo. No entanto, seu belo porte, seu caráter afável e sua lealdade lhe renderam um lugar dentro dos lares, pois ele é uma companhia muito agradável.

Por não ser uma raça muito conhecida, aproveitamos esta oportunidade para apresentar um pouco melhor o pastor-romeno-dos-cárpatos . Endêmico das montanhas que lhe dão nome, sua história e características vão despertar sua curiosidade.

Origem do pastor-romeno-dos-cárpatos

O pastor-romeno-dos-cárpatos é uma raça muito antiga originária dos Cárpatos danubianos. Considera-se que pode ter se originado de cães asiáticos, mas os exemplares originais teriam sido isolados em sua área até a chegada dos romanos à Dácia no século II d.C.

No entanto, os primeiros registros existentes do nome dessa raça datam do século XV e, desde então, o pastor-romeno-dos-cárpatos tem sido usado como cão de pastoreio e proteção. Além disso, como o próprio nome sugere, é uma raça endêmica da região dos Cárpatos-Danúbio.

Em 1934, o pastor-romeno-dos-cárpatos foi oficialmente registrado como raça na Romênia. Após várias atualizações, em 2005 o primeiro padrão oficial foi publicado pela Federação Cinológica Internacional. Em outras palavras, hoje é uma raça reconhecida e estabelecida em todo o mundo.

 

Um pastor-romeno-dos-cárpatos deitado.

 

Características físicas

O pastor-romeno-dos-cárpatos é um grande cão que pertence à família dos mastins. É importante notar que ele apresenta um dimorfismo sexual acentuado, sendo os machos, com mais de 70 centímetros na cernelha, maiores que as fêmeas, que medem cerca de 67 centímetros. Seu peso varia entre 35-50 kg e sua expectativa de vida fica entre 12-14 anos.

Seu corpo é robusto e de formato retangular, com cauda caída. Apesar de compartilhar características com outros mastins, seu rosto é ligeiramente triangular, o que lhe confere uma aparência mais semelhante à de um lobo. Esses cães têm duas camadas de pelos lisos, especialmente preparados para os climas frios da Romênia.

Caráter e comportamento

Apesar de sua coragem e determinação para cuidar de rebanhos e fazendas, ele é um cão afável e incrivelmente fiel que cria laços profundos com seu ser humano. Não é agressivo com seus tutores ou com os outros animais dos quais cuida.

Esses canídeos se adaptam bem à vida em família e com outros animais, mas podem se tornar superprotetores e um tanto territoriais, exigindo socialização e educação estritas baseadas no reforço positivo. Por serem cães de grande porte, é recomendável não hospedá-los em casas pequenas.

Cuidados com o pastor-romeno-dos-cárpatos

É uma raça robusta e saudável, portanto não apresenta doenças congênitas específicas que encurtem ou atrapalhem sua vida. Seus cuidados são bem básicos para qualquer cão, mas nunca é demais revisá-los:

  • Alimentação: recomenda-se uma dieta baseada em ração seca suplementada com frutas e vegetais ocasionalmente. A alimentação deve ser de boa qualidade e específica para cães de grande porte.
  • Exercício: é uma raça bastante ativa. Por isso, precisa de longas caminhadas, brincadeiras ou até acompanhar o tutor em sua prática de esportes.
  • Cuidados com os pelos: esses cães perdem bastante pelo, então a escovação diária ajudará a mantê-los bem ventilados e sua casa livre de bolas de pelo.
  • Enriquecimento: passar tempo com eles e oferecer entretenimento diário é uma obrigação, pois assim seu caráter e sua energia permanecem equilibrados. Esses cães são amorosos, inteligentes e adoram passar o tempo com seus humanos.

Banho do pastor-romeno-dos-cárpatos

Os banhos não devem ser muito frequentes, pois podem prejudicar a pele e a qualidade da pelagem. De qualquer modo, recomenda-se uma higiene regular para procurar possíveis infestações de parasitas externos (que com uma desparasitação adequada não deveriam aparecer, mas o cuidado nunca é demais).

A pelagem do pastor-romeno-dos-cárpatos é dura e está preparada para as mudanças climáticas adversas. Por isso, recomenda-se que os banhos sejam dados nas épocas quentes do ano ou quando o animal estiver muito sujo. É bom aproveitar esses momentos para a escovação e a retirada de todos os pelos mortos.

Adestramento de raça

O adestramento deve ter como foco a socialização, pois os problemas que esse animal pode desenvolver estão relacionados à territorialidade e à superproteção. Mesmo que ele não seja agressivo, uma educação deficitária nesse aspecto pode causar problemas futuros ao tutor.

Essa parte da socialização pode se concentrar em acostumar o animal a receber visitantes inesperados, ver estranhos na rua e interagir com pessoas e animais desconhecidos.

 

Por ser uma raça inteligente e ativa, uma solução benéfica para ambos os comportamentos conflitantes é treinar o cão com atividades esportivas, como agility. Qualquer jogo de inteligência o manterá ocupado, mas se você conseguir combinar o aprendizado e os exercícios, será muito melhor.

Saúde e doenças

O pastor-romeno-dos-cárpatos se caracteriza por ter uma saúde sólida e muito estável, sem doenças associadas. Os problemas que podem surgir estão mais ligados ao seu tamanho do que à sua seleção genética. Vejamos os 2 mais importantes:

  • Displasia do quadril: é comum observar esse problema em cães grandes à medida que eles envelhecem. Para evitar que leve a outras alterações associadas (como osteoartrite ou luxação patelar), é bom avaliar periodicamente esse aspecto por meio de consultas veterinárias. A boa nutrição é um fator preventivo para o seu aparecimento.
  • Torção gástrica: cães de grande porte também estão sujeitos a essa patologia, que é uma verdadeira emergência veterinária, pois ameaça de forma imediata a vida do animal. Para evitá-la, evite a comilança compulsiva do animal e coloque o comedouro sobre um suporte para que fique elevado.

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)

 

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco