HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

VOCÊ VIU?
Encontro internacional debate a conservação e a redução da ameaça de extinção as lontras 13/08/2014 às 08:49:34
Apoiado pelo Instituto Ekko Brasil, XII Congresso Internacional sobre Lontras, acontece pela primeira vez no Brasil

Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2014 – De hoje (11/08) a sexta-feira (15/08), das 9h às 20h, acontece no Rio de Janeiro, o XII Congresso Internacional sobre Lontras. A iniciativa, que acontece pela primeira vez no Brasil, marca o principal encontro do Grupo de Especialistas em Lontras da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, em inglês). O evento terá como tema “Um plano de ação para o futuro” com o objetivo de estabelecer metas viáveis para a conservação das 13 espécies de lontras existentes no mundo. O Instituto Ekko Brasil, por meio do projeto Lontra, referência na promoção da conservação e de estudos científicos sobre a espécie, é um dos principais apoiadores do evento. Realizado a cada três anos em sistema de alternância entre os continentes onde ocorre a espécie, o evento acontecerá durante o Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As últimas três edições foram realizados:  América do Norte (Frostburg - EUA, 2004), Ásia (Hwacheon - Coréia do Sul, 2007) e na Europa (Pavia – Itália 2011).

Durante o Congresso será discutido o estado de conservação e a busca pela redução das ameaças às 13 espécies de lontras. Além disso, representantes de cada continente farão uma apresentação sobre as descobertas dos últimos três anos em cada região. “Este é o principal momento de discussão sobre técnicas de estudo entre os pesquisadores de lontra no mundo. Durante a programação, apresentaremos algumas de nossas iniciativas”, afirma Oldemar Carvalho Junior, gerente de Projetos e Pesquisa do Instituto Ekko Brasil e considerado como o embaixador da lontra brasileira.

Além de apoiador do evento, o Instituto Ekko Brasil fará uma série de apresentações de estudos desenvolvidos desde 1986 sobre a espécie Lontra longicaudis. Entre os estudos apresentados estão trabalhos desde a pressão humana sobre as lontras, passando pelo impacto de parasitas na saúde dos animais até análises comportamentais de lontras em cativeiros, tema de constante debate entre os especialistas. 

Esses estudos apresentam a vulnerabilidade dos animais, como atropelamentos, ataque de cães e outras causas que levam a situações que requerem resgate e cuidados médicos apropriados, muitas vezes dispensados por procedimentos inadequados realizados por cidadãos perante a presença dos animais. Temas de destaque apresentado por outros palestrantes envolvem a apresentação do banco de dados das lontras na América Latina, bem como a atualização da lista de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, em inglês).
 
“Quase metade das espécies de lontras estão sob ameaça. Isso mostra como elas são suscetíveis a mudanças na estrutura de corpos d'água. Além disso, a comunidade científica tem pouca informação sobre as lontras que estão listadas em categorias menos preocupantes ou com deficiência de dados na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, o que torna difícil definir seu estado de conservação. Isso evidencia a importância de estudos contínuos e discussão do seu estado”, afirma Marcelo Lopes Rheingantz, organizador do evento que ainda contará com uma viagem de campo, no dia 16 de agosto, ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, região do Rio de Janeiro com ocorrência de lontras.

Projeto Lontra
Iniciativa com o objetivo de promover a conservação e desenvolver estudos científicos sobre a espécie Lontra longicaudis. Inicialmente, as ações do Projeto eram voltadas para o estudo da população de lontras existentes na região da Lagoa do Peri, sul da Ilha de Santa Catarina. Atualmente, elas abrangem a recuperação, conservação e ampliação do conhecimento técnico de lontras e outros integrantes da família Mustelidae, além da implementação de um Centro de Visitação e Educação Ambiental, trilhas educativas e realização de cursos de formação e capacitação comunitária. Essas estruturas são algumas das mais avançadas da América Latina. O projeto conta com um laboratório de pesquisa para estudos ecológicos e comportamentais com a lontra em cativeiro e selvagem.  

A Lontra 
A lontra (Lontra neotropical) é um mamífero semi-aquático, medindo entre 0.89 a 1.30 de comprimento total com peso aproximado de 5 a 15 kg. Solitária e com hábito principalmente noturno, tem a sobrevivência diretamente ligada à preservação e conservação da qualidade das águas e da preservação de corredores ecológicos, permitindo o deslocamento da espécie de um ambiente para o outro. Além do Brasil, ela pode ser encontrada em outros 15 países. Habita canais, banhados, costões rochosos de praias, lagoas, rios, estuários e ilhas costeira, utiliza espaços como tocas, para descansar, proteger-se das intempéries e dar a luz aos filhotes. A lontra fica adulta entre 2 e 3 anos e sua gestação dura em torno de 60 a 65 dias. Nascem de 1 a 4 filhotes. A fêmea não permite a aproximação do macho, tomando para si a responsabilidade da cria. A lontra alimenta-se principalmente de peixes e crustáceos, ocasionalmente de aves, e pequenos mamíferos e répteis. 

A lontra é excelente nadadora, fazendo uso da cauda para auxiliar na propulsão e dar equilíbrio. As patas apresentam membranas interdigitais que auxiliam na natação. O animal sai constantemente da água deixando pegadas visíveis em praias arenosas. Apresenta orelhas pequenas de forma a diminuir a perda de calor na água, ouve e vê muito bem, e seus olhos são adaptados para a visão embaixo da água e fora dela.

O Instituto atua pela conservação da Lontra por por ser uma espécie considerada ameaçada pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora (CITES na sigla em inglês), da qual o Brasil é signatário e pela U.S. Endangered SpeciesAct (USESA). A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN na sigla em inglês) considera o status de conservação da espécie no Brasil como indefinido, por insuficiência de dados.

Classificação da Lontra: Reino Animália
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Mustelidae
Subfamília: Lutrinae
Espécie: Lontra longicaudis

XII Congresso sobre Lontras
Quando: 11 a 15 de agosto, das 9h às 20h
Onde: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Av. Pasteur, 250 – 2º andar – Urca - Rio de Janeiro (RJ) – Campus Praia Vermelha
Informações: https://sites.google.com/site/ottercongress/home 

Sobre o Instituto Ekko Brasil
Criado em 2004, em Santa Catarina, o Instituto Ekko Brasil (IEB) é uma organização não governamental cujo objetivo é coordenar e apoiar projetos que tenham como foco a conservação da biodiversidade e o turismo de conservação. O IEB atua através da pesquisa e da mobilização social, como forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, deixando um legado positivo às gerações futuras.  

A abrangência do IEB é nacional, atuando em biomas como Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal. Fazem parte dos projetos desenvolvidos: Projeto Lontra, Refúgio Animal, Pró Lontrinha, Projeto Tucano, Projeto Ariranha e Programa de Ecovoluntário. Além dos próprios projetos, o IEB desenvolve outros em parcerias com outras instituições. São eles: Projeto Sea Horse (com Universidade Federal da Paraíba), Projeto Bioinvasores Marinhos (com ICMbio e UFSC) e Projeto Recrutamento e dinâmica da comunidade bêntica na formação única de corais rolados na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (com ICMBio e UFSC).

Mais informações para a imprensa com: 

Lead Comunicação – www.lead.com.br



Por: Lead Comunicação 

 

 

Fonte: (http://www.jornaldiadia.com.br/)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco