HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

VOCÊ VIU?
Centro de Bem-Estar Animal será inaugurado no ano que vem em Mogi 29/08/2014 às 18:13:33

 

O prefeito Marco Bertaiolli autorizou ontem o início da construção do centro voltado para animais

Noemia Alves
Da reportagem local

O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) autorizou a realização das obras para a construção do Centro de Bem-Estar Animal, no distrito de César de Souza. O espaço, que como o próprio nome sugere será destinado exclusivamente à assistência de animais domésticos abandonados e vítimas de maus-tratos, ficará anexo à atual sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). 
Ao todo, segundo o prefeito, devem ser investidos R$ 500 mil para a implantação do serviço, com uma área de cerca de 300 metros quadrados disponível, com recepção, sala de consulta, sala de cirurgia, sala de exames diagnósticos, raio X móvel, canil e gatil com solário, almoxarifado, sala administrativa, entre outros espaços. 
A previsão é de que a inauguração do Centro de Bem-Estar Animal aconteça em meados de 2015, com capacidade para atender cerca de 100 animais (70% cães e 30% gatos). 
"É um investimento peculiar da Prefeitura de Mogi das Cruzes na causa animal e que há muito era reivindicado pela população. Hoje, demos autorização para o processo licitatório da escolha da empresa que fará as obras, o que deve levar pouco mais de dois meses. Até o fim deste ano, devem começar os trabalhos e, em meados de 2015, teremos o Centro de Bem-Estar Animal funcionando", discursou Bertaiolli, durante visita ao Centro de Controle de Zoonoses, ontem pela manhã. 
"Mais do que garantir abrigo e assistência aos animais abandonados, o Centro de Bem-Estar Animal terá como responsabilidade garantir uma maior conscientização da população no trato com os animais e da posse responsável. Não é uma iniciativa muito comum em outras administrações públicas, porém, tenho certeza de que em breve Mogi será referência no que se refere às políticas públicas da saúde da população e também dos animais. Afinal, teremos em breve o Código do Bem-Estar Animal, que está em análise na Câmara Municipal", completou o prefeito. 

Petmóvel 
Outro serviço para o bem-estar animal, citado por Bertaiolli e que, segundo ele, tem dado bons resultados é da Unidade Móvel de Educação e Esterilização (Petmóvel), com serviço itinerante de castração. Desde outubro do ano passado, quando foi implantado, o Petmóvel já realizou mais de 1,8 mil castrações em animais de Jundiapeba, Taiaçupeba, Vila Estação e Conjunto Santo Ângelo. Atualmente, segundo o prefeito, mais de 80 mil animais vivem na cidade. 
Para realizar a castração de um cão ou gato, o proprietário deve ir até o Centro de Controle de Zoonoses para efetuar o registro do animal. Em seguida, deve participar de uma atividade educativa para que seja marcada a cirurgia de castração. 
O procedimento é indicado para todos os cães e gatos a partir de 3 meses de idade e pode ser feito em machos e fêmeas. Além de evitar crias indesejadas e incômodos causados no período de cio, a castração garante outras vantagens aos animais, como redução da incidência do câncer de mama e infecções no útero das fêmeas e diminuição dos tumores de testículo e próstata nos machos. 

 

 

Fonte: (http://www.moginews.com.br)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco