HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

VOCÊ VIU?
Estudante denuncia falta de saúde pública para animais 08/04/2014 às 19:43:23

Uma estudante procurou a reportagem do portal Pop Mundi para denunciar a falta de órgãos públicos para cuidar de animais em Uberaba.  Ela viu uma cachorra toda ensanguentada ser jogada na rua da casa dela. A vereadora Denise Max explicou que busca ações para resolver o problema. Segundo a estudante Thaís Damas, de 20 anos, ela ficou chocada ao ver uma cachorra ser abandonada na praça Lagoa Azul, no bairro Costa Teles II, perto de sua casa. “Na sexta-feira (04), vi um carro parar perto da minha casa. Neste instante, a porta do veículo foi aberta e a pessoa que estava dentro literalmente jogou a cachorrinha na rua. Ela estava cheia de sangue e com a boca estourada”, explica. “Peguei a cadelinha e tentei ajuda com vários amigos e vizinhos para conseguir uma consulta. Busquei ajuda com órgãos públicos, mas aqui em Uberaba não consegui nada”, afirma.

A estudante disse que o animal tem aproximadamente quatro meses e está com o maxilar quebrado. “Estou dando remédios para diminuir a dor dela. Fico indignada de uma cidade como Uberaba não ter nenhum um lugar para ajudar esse animal”, fala.

De acordo com a vereadora Denise Max, que também atua como voluntária da Sociedade Uberabense Protetora dos Animais (SUPRA), Uberaba está com deficiência no atendimento público de animais. “Normalmente as pessoas que acolhem os bichinhos não tem dinheiro e pedem ajuda para a SUPRA. Entretanto, nós não temos veterinários. Todo procedimento que fazemos, pagamos. Na cidade não há nenhum hospital público para atender os animais”, declara.

Segundo a vereadora, o local abriga 420 cachorros. Os gatos ficam em lares provisórios. Ela explica como a instituição é mantida. “Hoje, depois de 11 anos de atividades, estamos recebendo uma verba bimestral, que não dá nem para pagar a ração dos cachorros. A SUPRA conta com dois funcionários, dos quais pago os salários do meu bolso”, explica. “Na cidade, a instituição que as pessoas sempre procuram para apoiar os animais é a SUPRA. Tem outras, mas não são tão conhecidas. Infelizmente, nós não podemos ajudar a todos”, declara.

Ações junto à Prefeitura
Para mudar a realidade da falta de atenção pública aos animais, a vereadora busca ajuda com a Prefeitura, a Universidade de Uberaba (Uniube), com a Polícia Civil de Minas Gerais e até com a própria população.
Ela comenta sobre as ações no próprio gabinete. “Do orçamento que recebo como vereadora, destinei R$100 mil para a reforma das Zoonoses e R$70 mil para a castração. Entretanto o dinheiro não foi encaminhado porque precisa da aprovação do prefeito” .

Outra ação é tentar uma parceria entre a Prefeitura e a Uniube. “Estou tentando marcar uma reunião com o prefeito Paulo Piau, o secretário municipal de saúde, Fahim Sawan, o reitor da Uniube, Marcelo Palmério, para juntos pensarmos em uma solução. Já até falei com o Palmério e ele se propôs a ajudar”, comenta.

Além disso, a vereadora criou o Fundo de Proteção e Bem-Estar Municipal para os Animais. É através desse Fundo, que a população vai poder colaborar. “Só estamos aguardando a criação da conta corrente para divulgar o número”, fala.

Denise afirma que tenta, junto à Polícia Civil de Minas Gerais, conseguir uma delegacia para cuidar especificamente de denúncias de maus-tratos contra os animais. “Fui a Belo Horizonte e protocolei junto a PC um projeto de criar uma delegacia junto à Polícia de Meio Ambiente. Estou buscando que quatro policiais fiquem por conta de receber as denúncias de violência contra animais”, explica.

 

 

Foto: Thaís Damas

Fonte: (http://www.popmundi.com.br/)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco