HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

ELES AMAM SEUS AMIGUINHOS
Vitória conta com projeto voltado para a saúde e o bem-estar animal 22/08/2014 às 20:13:00

 

A saúde animal é um tema recorrente em Vitória. Cuidar dos bichos, de estimação ou não, é uma característica que cabe não só a todos os cidadãos, mas também aos órgãos públicos.

Na capital, o tema é levado a sério pela administração municipal. Em fevereiro deste ano, o prefeito Luciano Rezende assinou um decreto que institui o projeto "Saúde e Bem-Estar Animal" no município. Através do decreto nº 15.915/2014, Vitória passou a contar com um grupo de trabalho permanente para tratar da saúde animal.

"Esse era um compromisso de campanha com a cidade de Vitória e que foi concretizado. A partir dele, criamos o conceito de uma cidade solidária e humanizada, que cuida dos animais domésticos, ou seja, todos aqueles que dependem do homem para a sua sobrevivência", explica o prefeito.

Composto de forma multidisciplinar, o grupo é responsável por pautar ações e decisões em alguns princípios específicos, como a preservação da integridade física e psicológica dos animais domésticos e a educação humanitária e conscientização da guarda responsável, entre outros aspectos. O projeto também prevê a ampliação das ações de castração de animais.

Coordenação

É a Secretaria de Gestão Estratégica (Seges) quem coordena o grupo de trabalho, formado por dois representantes da Prefeitura de Vitória, dois da Câmara de Vereadores, dois integrantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária e também dois representantes da sociedade civil.

Entre as atribuições do grupo, estão a regulamentação das leis municipais acerca do tema, a elaboração de metodologia para aplicação de diagnóstico da população de cães e gatos e também o fortalecimento do sistema de poder de polícia municipal, relativo a maus-tratos e abandono, entre outras.

Controle


Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semus), ele realiza ações de prevenção e controle de doenças causadas ou transmitidas por animais. O Centro de Vigilância também faz feiras de adoção de animais e orienta os munícipes sobre guarda responsável e conduta adequada nas vias públicas.Além dos trabalhos realizados pelo grupo que atua no projeto Saúde e Bem-Estar Animal, os cidadãos da capital também contam com os serviços do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA).

O CVSA recolhe somente animais de acordo com critérios e em respeito à legislação vigente, como aqueles animais soltos e sem supervisão considerados como de risco à saúde e à segurança da população, após avaliação prévia da equipe.

 

 

 

 

 

 

Fonte: (http://www.vitoria.es.gov.br/)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco