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Alunos da Escola Antonio Heráclio expõem trabalhos sobre cuidados com os animais e o meio ambiente 14/06/2015 às 14:18:04

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Mais de 350 estudantes apresentaram suas pesquisas sobre preservação da natureza, economia de energia e cuidados com os bichos de rua. (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)

 

Os alunos da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Antônio Heráclio do Rego, em Água Fria, apresentaram, na manhã desta sexta-feira(12), trabalhos sobre os cuidados que se deve ter com os animais e o meio ambiente. Uma representante da Secretaria de Defesa dos Animais (Seda) ministrou uma palestra sobre maus tratos aos animais e sobre a responsabilidade de ser tutor de um bicho de estimação.

Com o tema Direito de ter, dever de cuidar, os estudantes apresentaram suas pesquisas sobre preservação da natureza, economia de energia, cuidados com os animais de rua e sobre o cão comunitário, que é quando um cachorro possui um grupo de indivíduos que cuidam dele, e não apenas um único dono, como acontece na Escola Antônio Heráclio. A unidade de ensino adotou, há três anos, os cachorros Júlia e Júlio, e a partir disso desenvolveu o projeto Cãolega, também apresentado nesta sexta. A partir da adoção, os professores passaram a trabalhar em sala de aula temáticas relativas aos animais. Para entrar em contato com as crianças e adolescentes, os cachorros foram vacinados, vermifugados e recebem acompanhamento de veterinários.

Nesta sexta, os alunos mostraram como o comportamento de todos na escola mudou depois que os animais começaram a viver na unidade. "Observo que pessoas que não se falavam antes hoje em dia são amigas, tudo por causa do carinho e da energia positiva que os cães trazem para a escola", observa Franciny Oliveira, 14 anos, estudante do 8º ano.

Os alunos assistiram à palestra da representante da Seda, Elizabeth Lapa, que considera importante ensinar os cuidados com os animais às crianças desde cedo. "As crianças precisam entender que o animal, mesmo sendo um ser irracional, precisa de amor e carinho. Esses estudantes são o futuro da sociedade e, se mostrarmos o que é errado desde cedo, eles se tornarão futuros cidadãos conscientes".

Com o subtema Por uma vida saudável, os estudantes do 7º ano falaram sobre os benefícios da água, frutas e verduras para a saúde. Luciana Sambonsky, professora de história, acredita que antes de cuidar do próximo e do meio ambiente, os alunos precisam aprender a cuidar de si mesmos. "Eles precisam ter consciência de que, com uma alimentação saudável, vão melhorar não só sua saúde, mas também a concentração nas aulas".

Já na exposição sobre energia limpa, os estudantes conheceram um pouco sobre como funciona a produção de energia e aprenderam várias formas de economizá-la. "Por causa deste trabalho, passei a apagar as luzes que não estão sendo usadas dentro da minha casa", contou a aluna Kayllana Cecília.

Os alunos também expuseram o projeto Com-vida, criado no início deste ano com o objetivo de mudar os maus hábitos de alguns estudantes, que hoje só jogam lixo nas lixeiras e se preocupam em preservar a escola. "Nosso intuito é levar educação aos alunos e criar uma consciência ecológica", explicou a professora Iralene Gomes.

Já a professora de história Célia Martins passou para os alunos do 8º ano trabalhos sobre Sociedades indígenas e quilombolas na preservação do meio ambiente. Nesse espaço, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as raízes do povo brasileiro e viram como as ações dos homens vêm alterando o ciclo da natureza. "Mostrar para os alunos as nossas identidades e origens faz com que diminuam alguns preconceitos que eles têm com os negros e os índios", relata Célia.

Também foram apresentados trabalhos sobre saneamento básico. Alunos do 8º ano pesquisaram sobre poluição das ruas e dos rios do Recife e como é importante cuidar do meio ambiente. "Muitas vezes eu jogava lixo na janela do ônibus, mas depois desses trabalhos sobre meio ambiente aprendi que isso não faz bem para a cidade e nem para os cidadãos", diz a aluna Nathaniely Ferreira, 14 anos.

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Recife)

 






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