HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

ANIMAIS
Animais silvestres são reintegrados ao habitat natural 30/11/2014 às 13:32:49
Animais silvestres são reintegrados ao habitat natural

Depois de dias ou meses em reabilitação, a manhã desta quinta-feira, dia 27 de novembro, foi de liberdade para 15 animais encontrados em situação de risco. De volta à natureza, os animais silvestres aos poucos foram reconhecendo território e reintegrando-se ao meio natural. A ação, realizada pelo Grupo de Estudos de Animais Silvestres (Geas) da Universidade de Passo Fundo (UPF), com o apoio da Patrulha Ambiental da Brigada Militar, ocorreu na Fazenda da Brigada e devolveu ao habitat natural, quatro pássaros provenientes de apreensão ilegal, um lagarto (teiu) resgatado por uma ONG, sete quelônios – entre tigres d’água a cágados, uma serpente, um ouriço-cacheiro, além de um quati.

De acordo com a coordenadora do Geas/UPF, professora Michelli de Ataíde, exceto o quati, todos os demais animais soltos na natureza já integram o ambiente urbano e são provenientes tanto de apreensão ilegal, quanto por interação animal e civil. O lagarto, por exemplo, foi encontrado há um mês na praça Tamandaré e precisou passar pelo processo de reabilitação no Hospital Veterinário da UPF, até estar apto para ser reintroduzido à natureza. “Por falta de habitat, os animais acabam invadindo as cidades e as casas atrás de comida e abrigo”, explica.

Para a soltura dos animais, é realizado um levantamento prévio, a fim de verificar se o local oferece condições de sobrevivência. “Precisamos saber se animais vão encontrar alimentação, abrigo e certo equilíbrio”, esclarece a professora. Segundo ela, o Geas recebe uma grande demanda. “Cerca de 130 municípios acabam recorrendo aos nossos serviços. Quando o animal precisa de atendimento, as pessoas trazem ao Hospital Veterinário e, depois que ele está bem, com o apoio da Polícia Ambiental, fazemos a destinação”, comenta.

Grupo de Estudos
Em funcionamento há dois anos, o Geas é vinculado à Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF e conta também com a atuação de acadêmicos do Instituto de Ciências Biológicas. Além do trabalho na recuperação de animais, o Grupo atua na educação ambiental em escolas e cria multiplicadores do conhecimento gerado na prática. No primeiro semestre de 2014, cerca de 300 animais de diversas espécies foram atendidos no Hospital Veterinário da UPF, que também recebe animais apreendidos pelo Ibama, Batalhão Ambiental da Brigada Militar e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. São aves das mais diversas espécies e tamanhos, mamíferos e répteis feridos ou maltratados, que encontram na Instituição o cuidado e encaminhamento adequado.

Foto: Gelsoli Casagrande

Fonte: (NG Revista)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco