HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

ANIMAIS
Grupo promove ações em defesa dos botos 02/02/2015 às 20:02:56

Redes ilegais de pesca no rio Tubarão, jet skis em alta velocidade, poluição da água por coliformes fecais, resíduos de agrotóxicos e produtos químicos. Este é o cenário do habitat de uma das mais notáveis espécies de golfinhos no mundo: os botos pescadores de Laguna.

Um grupo do Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB) promoverá durante este ano a campanha ‘Cetáceos para Sempre’. A próxima ação popular será a limpeza dos molhes da barra, ainda sem data definida. Outros atos ocorrem, porém os voluntários assinaram um termo de confidencialidade. A campanha iniciou há três meses e duas saídas a campo foram realizadas. Uma delas com a Defesa Civil, em vistoria embarcada para coleta de água e averiguação de fauna contaminada devido ao vazamento de produtos químicos no rio Tubarão. Nesta, foram encontradas 50 redes de espera e 30 motos náuticas em excesso de velocidade no trajeto até Laguna pelo rio Tubarão e Lagoa Santo Antônio dos Anjos.

“Assumimos um compromisso com os botos de Laguna e faremos tudo para defendê-los. Sabemos que há uma diminuição considerável de peixes, o que leva a mais redes de pesca clandestinas, porém a solução não é esta, mas sim a diversificação das atividades. Os botos pescadores, além dos benefícios que trazem para a economia, também atraem turistas, o que gera outras fontes de renda. Da forma como está acabarão os peixes e os botos”, avalia o voluntário do ISSB Alexandre Pêssoa.

Os botos pescadores
Os botos pescadores (assim chamados pelos pescadores de Laguna) ou boto-da-tainha são cetáceos protagonistas de uma das mais curiosas e fantásticas interações entre os humanos e animais. Os botos auxiliam os pescadores na captura da tainha, pois conduzem os cardumes até uma distância propícia para a tarrafa ser lançada. A ajuda dos botos não para por aí. Com um movimento acima da superfície,  “avisam” aos pescadores o momento certo para o lançamento da rede. Quem conhece a mensagem, tem sucesso na pescaria.

A luta do instituto
O Sea Shepherd mostra ao mundo todos os anos a matança e captura de muitos golfinhos em Taiji, no Japão, ação vista como uma prática cruel, anti-ética. No Brasil, as redes de pesca, presas de uma margem à outra na principal rota dos botos pescadores, também é cruel, anti-ética e ilegal. Pesquisadores apontam a existência de 50 golfinhos em Laguna, há uma década eram uns 80, mas há moradores que afirmam não ter mais que 20.

 

 

 

Fonte: (NotiSul)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco