HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

ANIMAIS
Alunos participam de soltura de filhotes de tartarugas marinha no Pontal do Peba 11/07/2015 às 13:29:20
Alunos participam de soltura de filhotes de tartarugas marinha no Pontal do Peba

Alunos participam de soltura de filhotes de tartarugas marinha no Pontal do Peba

No final da tarde desta quarta-feira (08) , a Fundação Mamíferos Aquáticos em parceria com ICMBIO  promoveram a soltura 88 filhotes de tartarugas marinha na praia do Pontal do Peba em Piaçabuçu. Participaram do momento o veterinário Murilo Rezende da Fundação Mamíferos Aquáticos,  Moacir do ICMBIO, a secretária de turismo Adriene Marinho, Carlos José ex. Monitor da fundação mamíferos aquáticos e hoje estudante de ciências biológicas , além de alunos e professores da Escola Municipal Douglas Apratto Tenório.

Primeiro os alunos e presentes participaram de um momento de sensibilização, onde foi explicado todo o processo de subida e desova da tartaruga marinha e da importância do animal para o meio ambiente. Foram convidados a refletir sobre o papel do homem na conservação do meio.

[wp_bannerize group="Dentro da Notícia" categories="5,7,1,2371,2378" random="1" limit="1"]
Adriana Mello, professora do Douglas Apratto Tenório
Adriana Mello, professora do Douglas Apratto Tenório

“Se jogar lixo na praia os animais morrem engasgados e a gente fica morando num lugar sujo e ninguém gosta” afirmou Adriana Mello, professora do Douglas Apratto Tenório, após a assistir a explicação da especialista em gestão ambiental do ICMBIO Moacir.

Com participação ativa nas perguntas e respostas os alunos puderam acompanhar de perto achegada dos filhotes ao mar. “É muito lindo! Especial!” destacou Aluna Bianca de 5 anos, durante a soltura.

Para a Secretária de Turismo Adriene Marinho a oportunidade oferecida aos alunos do educação infantil é importante para a vivência. “Esse momento é muito importante porque eles estão tendo a oportunidade de ver de perto o que eles escutam na instituição sobre o projeto, as tartarugas. Hoje eles estão realizando um sonho e fortalecendo o conhecimento”.

Novos aliados

Graças à continuidade dos esforços de educação ambiental, envolvimento comunitário e aprimoramento do monitoramento das praias, conseguiu-se manter mais de 80% dos ninhos no local original de postura escolhido pela fêmea (ninhos in situ), estratégia de conservação considerada ideal para as desovas de tartarugas marinhas.

Quando isso não acontecer, e os ninhos se tornam vulneráveis, é feito esse trabalho de retirada dos filhotes e colocando próximo do mar. Informou o Moacir estudante de ciências biológicas.

_DSC9955 [1600x1200]

“Essa ação de vivenciarem o nascimento das tartaruguinhas e seu caminho até o mar, inclusive em solturas programadas nas praias. São ações interativas que acabam conquistando novos aliados na defesa das tartarugas marinhas”. Afirmou o veterinário Murilo Rezende.

 

 

 

 

Fonte: (Conexâo Penedo)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco