HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

Notícias
Prefeitura tem até quarta para apresentar medidas em caso de cães abandonados na Zona Norte 24/03/2015 às 20:26:39

Animais foram abandonados por inquilinas despejadas do imóvel. / Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Animais foram abandonados por inquilinas despejadas do imóvel.

Foto: Diego Nigro/JC Imagem

A Secretaria-Executiva de Direito dos Animais do Recife (Seda) ainda não resolveu a questão dos cerca de 80 cães abandonados em um imóvel na Encruzilhada, na Zona Norte, desde a última segunda-feira. O proprietário da casa, Gustavo Pereira, continua mantendo os animais com o apoio da população, a partir de doações de ração e medicamentos.

O administrador dos imóveis de Pereira, Sérgio Borba, revelou que, durante o final de semana, a equipe da Seda não apareceu no local, como previsto. O gerente do órgão, Robson Melo, informou ao Jornal do Commercio, na sexta-feira, que veterinários da secretaria visitariam o lugar no dia seguinte para avaliar os animais. O próximo passo seria o tratamento e castração dos cachorros.

"A situação é a mesma de antes. Enviamos um ofício para o Centro de Vigilância Animal (CVA) pedindo pela castração e tratamento dos cães e eles disseram que vão se articular com a Seda para iniciar os trabalhos", disse Sérgio Borba. Segundo ele, apesar da resposta positiva, nenhuma certeza foi dada.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) marcou para a próxima quarta-feira uma reunião com a Seda, CVA, Secretaria de Saúde do Recife, Vigilância Sanitária e representantes do proprietário da casa. Até lá, a prefeitura deve ter um plano de ação concreto para apresentar ao MPPE, sob risco de uma ação na Justiça.

 

"Nosso papel é o de pressionar a secretaria para que tome providências concretas", afirmou o promotor de Justiça de Meio Ambiente da capital, Geraldo Magela. "Um veterinário já entrou em contato oferecendo gratuitamente o serviço de castração dos animais, agora cabe à Seda autorizar", completou.

Ativistas se reuniram na tarde de hoje para organizar uma ação na casa de número 2473, na Avenida Norte. "Estamos buscando amparo legal para a realização de uma 'força-tarefa'. Vamos higienizar a casa e cuidar da saúde dos cães como pudermos. Nossa preocupação é o bem-estar dos animais", contou um dos coordenadores do projeto Mascote de Rua, Sidney Niceas.

 

O militante destacou que a solidariedade das pessoas tem sido muito importante no cuidado aos cachorros. Os cães foram abandonados por duas inquilinas que moraram na casa durante oito anos e foram despejadas do local no último dia 16.

A Seda informou que os animais não podem sofrer nenhum tipo de intervenção cirúrgica dos veterinários voluntários, no momento, devido à falta de locação no período pós-cirúrgico. De acordo com a assessoria do órgão, após a audiência marcada para a quarta-feira, profissionais do município vão começar a fazer a avaliação da saúde dos cachorros. Os cães que tiverem condições de serem encaminhados para um lar, serão cadastrados na feira de adoções no RioMar Shopping, dia 29 de março.

 

 

 

Fonte:(NE 10)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco