HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
Coordenadoria e núcleo denunciam maus-tratos a cavalos no campus rural da Urcamp 26/03/2015 às 20:24:16

por Niela Bittencourt

O Núcleo de Proteção aos Animais e os Protetores de Cavalos do Pampa verificaram, na segunda-feira, as condições em que estão sendo mantidos os equinos no campus rural da Universidade da Região da Campanha. Conforme a vice-presidente do NBPA, Patrícia Coradini, os animais estão em condições de inanição. "Estão magros, subnutridos - as veterinárias que estiveram no local estão horrorizadas", garante a voluntária. Ela explica que a situação é preocupante porque a falta de cuidado com os animais é visível. As fotos que ilustram a reportagem foram cedidas pelos voluntários das duas instituições. A coordenadora do Bem-Estar Animal, Muriel Vaz Sarmento, expõe outra questão: o fato de que os cavalos apresentam mordidas de morcegos. Por isso, a preocupação é com a sanidade dos 25 exemplares. Muriel busca informações sobre a vacinação dos equinos contra a raiva. Até o fechamento da edição, ela não havia recebido retorno da instituição de ensino. A Urcamp garantiu à reportagem, porém, que os animais estão protegidos.
Muriel explicou que os cavalos foram recolhidos pelo município das ruas da cidade - os proprietários não foram localizados ou não demonstraram interesse em recuperar os exemplares. Também são animais retirados de seus donos em decorrência de maus-tratos. Eles permanecem no campus rural por um convênio firmado entre a Urcamp e a prefeitura - Muriel, inclusive, destaca que não está prevista renovação porque a universidade manifestou desinteresse. Ela comentou que a coordenadoria quer, agora, doar os equinos. Há uma fila de 50 interessados nesses 25 animais. Porém, isso só poderá ocorrer após o tratamento e a certeza das condições de saúde de cada um deles. "Estamos investigando", diz, sobre a busca por informações quanto à sanidade. "Vamos esclarecer todas as dúvidas. Acompanhar e realizar todos os exames necessários", acrescenta. Hoje, após as 14h, a coordenadoria e as duas instituições que verificaram o problema devem visitar o espaço para tratar dos cavalos e alimentar cada um deles. Muriel garante que deve receber um retorno da Urcamp sobre a saúde da tropa ainda na manhã de hoje - essa é a expectativa. Na manhã de ontem, ela oficiou a Secretaria de Agricultura do Estado sobre a situação.
A vice-presidente do NBPA comentou que foi verificada, na visita de segunda-feira, uma carcaça incinerada em decorrência do avançado estado de decomposição. Ela garante que 100 animais foram levados para o campus e que, hoje, há apenas 25. Desses, apenas três estão em boas condições. Patrícia ingressou no Ministério Público com a denúncia e garante que não é a primeira vez. Ela também afirmou que deve registrar ocorrência policial sobre o caso. "Estamos indignados porque a Urcamp tinha obrigação legal de tratar esses animais e tem estrutura para isso. Queremos saber por que os cavalos chegaram a esse ponto. Se não tivéssemos ido atrás disso, o que aconteceria?", questionou. Patrícia informa, ainda, que o Ministério já afirmou que pedirá esclarecimentos à Urcamp. A voluntária finaliza ao lembrar que, no campus, há estudantes do curso de Veterinária e que esse é o espaço que "deveria ser exemplo".

Cobrança e esclarecimentos
O presidente da Câmara de Vereadores, Divaldo Lara, foi até o campus na tarde de ontem. Ele informou à FOLHA que não conseguiu ingressar no espaço para verificar as reais condições dos equinos. Estando ciente da situação, dessa forma, apenas por meio dos relatos dos voluntários e pelas fotos divulgadas. Contudo, solicitará esclarecimentos tanto à Urcamp quanto ao Executivo. O pedido é para manifestação na casa legislativa. Ponderou sobre um possível surto de raiva. Trata-se, vale lembrar, de uma possibilidade diante da presença de morcegos e cavalos que não foram vacinados (mas tal situação não foi comprovada) e garantiu que quer, do município, informações sobre o possível repasse para a Urcamp e de que forma esses valores foram utilizados - deseja obter um relatório dos últimos 12 meses. O vereador finalizou ao garantir que exigirá a retirada da tropa do local. 
A Universidade da Região da Campanha se manifestou por meio de sua assessoria de comunicação. A universidade esclarece que o convênio firmado com a prefeitura "está vencido desde junho de 2014". Além disso, a Urcamp garante que "não recebe e jamais recebeu recursos para a alimentação dos animais recolhidos". Sobre os morcegos, é enfática: "existe, de fato, no campus rural e arredores, uma infestação desses mamíferos e, assim sendo, não só os cavalos, como outros animais, estão sofrendo ataques". Mas a comunicação garante que os equinos "foram devidamente vacinados contra a raiva". A Urcamp ressalta que a foto publicada nas redes sociais pelo NBPA destaca apenas um animal, "que já chegou ao campus em condições debilitadas, magro e doente, e que não é a real situação dos demais que lá estão, tanto que não há registro fotográfico da tropa". A comunicação finalizou informando que a reitora Lia Quintana verificará a situação, pessoalmente, hoje pela manhã, para, então, "tomar as providências que achar necessárias". 

 

 

 

Fonte: (Folha do Sul)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco