HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
Sergipe é o 18º estado a ter comissão de direitos dos animais da OAB 01/04/2015 às 21:25:58
Notícias Sergipe

Por Fernanda Araujo

A Comissão de Direito dos Animais da Ordem dos Advogados de Sergipe (OAB/SE), instituída na segunda-feira (30), que defenderá o direito ao respeito e à existência de todos os animais, será presidida por Renata Mezzarano Spektor Cardoso e composta pela vice, Patrícia dos Santos Richrman. A iniciativa é considerada pelos defensores de animais o primeiro passo para dar respaldo às leis e para se chegar a punições mais severas aos agressores. Sergipe, ontem, se transformou no 18º estado brasileiro a ter essa comissão.

Para Nazaré Morais (foto abaixo), presidente da ONG Educação e Legislação Animal – ELAN, a comissão é imprescindível para a criação e manutenção dos direitos dos animais. “É uma consciência crescente, graças a Deus, Sergipe não esperou para ser o último estado do país a fazer isso, mas a relevância disso é gigantesca. Acredito que poderá haver melhor punição e uma abordagem mais correta do respeito à vida”, afirma.

Nazaré se lembra de um caso em Graccho Cardoso, onde um idoso amarrou em seu carro um jegue e o arrastou por cerca de quatro quilômetros, em 2013. “Se nós tivéssemos uma comissão naquela época, imagine o respaldo, a relevância de uma instituição como a OAB estando envolvida nisso. Segundo o FBI, mais de 80% de quem maltrata animal vai terminar fazendo contra a vida humana. Logo em seguida aquele crime, um jovem matou outro jegue de chuchada quase no mesmo lugar. Tem que coibir esses crimes”.

Outros casos graves de agressões contra animais foram registrados no final do ano passado. “Um juiz deu um tiro em um cachorro em Propriá; uma ninhada de gatos que alguém colocou em um saco plástico e tocou fogo no Bugio; uma gatinha que apareceu no Mercado colocaram bomba e explodiram ela, quase todos ao mesmo tempo”, relembra Nazaré.

Em agosto, a ELAN deve ir à Brasília cobrar a criação de uma CPI dos Animais, de combate ao crime. Entre os assuntos que serão pautados, caso se instaure a CPI, consta a utilização de cavalos em carroça.

“O cavalo vive em média 23 anos, quando utilizado em carroça a vida dele é no máximo cinco anos. E esses corpos sendo jogados à toa. Quando não se respeita a vida dos animais, consequentemente, a vida humana é atingida. Um animal morto não tem cemitério, fica a esmo, todos os insetos que têm contato com esse corpo voltam para o nosso convívio, prejudicando a saúde pública; líquidos podres voltam para os lençóis freáticos, para as torneiras. Só que não tem ninguém pensando nisso”, lamenta.

E continua – Nesse momento, tem esgotos autorizados pela Prefeitura de Aracaju desaguando na lagoa da Sementeira. As bactérias se proliferam, quando chega à época de estiagem a água baixa o nível, tem uma mortandade gigantesca de peixes por afogamento, as aves que comem esses peixes morrem da mesma maneira. Toda essa matéria orgânica contaminada é jogada na natureza sem o menor respeito. Precisamos ter consciência de respeitar a vida do outro sem que sejamos afetados de forma maligna.

Foto principal: OAB/SE

Foto 2: Fernanda Araujo/arquivo F5 News

 

 

Fonte: (F5 News)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco