HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
Campo Grande terá campanha de conscientização para a vacinação de cães contra a Cinomose 11/09/2015 às 21:27:39

Foi aprovado no último dia 10, durante sessão da Câmara Municipal, em primeira discussão e votação o Projeto de Lei nº 7.965/15, de autoria vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB) que dispõe sobre promover, anualmente a campanha de conscientização para a vacinação de cães contra a doença “Cinomose” e dá outras providências.


 
“Tenho 10 cachorros e sei como é triste perder um animal vítima desta doença. A idéia é estimular a vacinação de cães no Município já que a cinomose canina é uma doença grave causada por vírus, altamente contagiosa, de difícil tratamento, podendo levar à morte do animal, sendo aconselhável sua prevenção através de vacinas. A campanha de conscientização sobre a cinomose canina deverá ser permanente e informará os períodos de vacinação e será intensificada nas proximidades destas datas”, detalhou o vereador.
 
Uma forma comum de contaminação ocorre em canis, onde os animais frequentam os mesmos locais e animais doentes podem ter contato com outros saudáveis ainda não vacinados. Os primeiros sintomas da cinomose são: perda de apetite; febre; vômito e diarréia; falta de coordenação; apatia. A cinomose, por não ser considerada como zoonose (doenças de animais transmissíveis ao ser humano), está excluída das políticas públicas na área da saúde animal.
 
“Por esse motivo, a prevenção é a melhor arma contra este mal em cachorros. Infelizmente, no Brasil apenas um em cada cinco cães é vacinado contra a cinomose anualmente. Porém, programas de vacinação em massa podem reduzir drasticamente a incidência dessa doença. Por esse motivo é que estamos propondo a edição deste Projeto de Lei, ou seja, para que o Poder Executivo promova, anualmente, uma campanha de conscientização junto à população carioca, visando alertá-la quanto à gravidade da doença cinomose”, justifica o projeto.
 
O Projeto segue para segunda votação em plenário e sendo aprovado novamente, deverá ser sancionado pelo prefeito.

 

 

 

 

Fonte: (A Crítica)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco