HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Anuncie

Notícias
Dicas para manter a nutrição do seu pet 06/05/2014 às 18:22:15

Uma preocupação frequente entre os tutores de animais domésticos é manter uma nutrição completa. E para corrigir alguma deficiência nutricional, balancear a alimentação e ajudar no tratamento de algumas doenças, o suplemento alimentar poder ser um importante aliado. No entanto, seu uso exige responsabilidade e acompanhamento de um médico veterinário.

A enfermeira Cristina Belford, de 56 anos, conta que seus dois cães, um Coldem Retriever e outro sem raça definida, fazem uso da suplementação alimentar. Para eles, os suplementos servem como um aditivo, já que praticam atividades físicas regularmente. "Logo quando eles começaram a praticar o Agility a veterinária indicou o uso. Mas primeiro me informei melhor sobre do que se tratava, pesquisei, e só então que comecei a complementar a alimentação deles dessa maneira", explica.

Além de balancear a alimentação dos cachorros, ela conta que o desempenho deles melhorou e as lesões diminuíram. "Há quase dois anos que administro três tipos diferentes de suplementos e percebo o pelo mais bonito, mais solto e brilhante. E além disso eu fico mais segura nos treinos porque antes me preocupava com medo de algum machucado. Mas agora eles não têm mais lesões musculares", afirma.

Segundo a veterinária nutricionista, Priscila Costa, existem vários tipos de suplementação que desempenham funções diferentes no organismo. "Nós podemos considerar as funcionais, que tem a função nutricional, fisiológica e terapêutica e são oferecidos como parte da dieta. Existe também os coadjuvantes auxiliam no tratamento de algumas patologias, como os prebióticos, que estimulam o crescimento seletivo de bactérias benéficas ao intestino. E os suplementos propriamente dito que são a junção de vários aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais, organizados de formas diferentes para cumprir objetivos diferentes, sempre procurando auxiliar no tratamento de diversas doenças e corrigir as deficiências nutricionais devido a uma alimentação pobremente balanceada" esclarece.

Através da necessidade e do objetivo, é que o suplemento será recomendado por um médico veterinário. Caso sejam administrados de forma incorreta ou sem recomendação específica, alguns transtornos podem ser causados no organismo, como, por exemplo, através do excesso de algum nutriente, como explica Priscila. "em vez de cuidar do animal, o uso indevido, sem orientação, vai acabar gerando uma doença em vez de uma melhoria na qualidade de vida. Um excesso de cálcio, por exemplo, pode apresentar um crescimento ósseo prejudicado já o excesso de zinco pode gerar deficiência de cálcio e cobre", completa.

Mesmo podendo suprir alguma necessidade do animal, os suplementos não devem substituir a alimentação do animal através de uma ração de qualidade. Eles devem ser ingeridos como parte da dieta. "Da mesma forma que o suplemento é rico em diversos nutrientes, acaba sendo pobre em outros componentes nutricionais, não suprindo todas as necessidades nutricionais e energéticas do animal", justifica.

 

Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Pot: Mariana Fabrício 

Fonte: (Diário de Pernambuco)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco