HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
CCZ captura, trata e encaminha animais de rua para adoção 07/05/2014 às 20:27:48

O Centro de Controle Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde captura animais que se encontram nas ruas, realiza procedimentos clínicos, e posteriormente os encaminham para adoção. Essa é uma das principais missões do CCZ. De acordo com o coordenador do CCZ, Charles Nunes, a principal medida para evitar a super população desses animais é realizando o procedimento de castração, método cirúrgico que evita a reprodução das espécies.

“Nós temos um cuidado com o bem estar do animal, antes de qualquer intervenção cirúrgica, eles passam por exames de sangue. Caso não sejam detectadas anomalias, o animal é liberado para cirurgia, um procedimento simples que beneficia a todos”, comenta Charles.

Animais domésticos também podem ser castrados no CCZ. O proprietário deve levar seu gato ou cão à unidade localizada no Loteamento Palmares, quadra 03, s/n, Cidade Universitária. Após ser consultado e feito exame de sangue no animal, e não constando anomalias, o bicho é liberado para castração agendada. As marcações de consulta devem ser feitas pelo número 3315-5456, e o atendimento é de segunda a sexta-feira.

O que são zoonoses?

São doenças e infecções passadas ao homem por meio dos animais, por vírus, bactéria, fungo ou protozoários. A doença erradicada denominada raiva é provocada por vírus e transmitida através da mordida de um animal contaminado. A leptospirose, contágio mais comum, ocorre com freqüência quando há períodos chuvosos, porque é transmitida pelo contato com a pele ou pela ingestão de alimentos contaminados.

Em caso de mordida ou arranhões de felinos ou caninos, o procedimento correto é lavar o ferimento ou arranhão em água corrente, com sabão neutro e desinfetante. Deve-se procurar informações sobre o animal (se está com a vacinação em dia e se é acompanhado por veterinário) e, logo em seguida, ir ao posto de saúde ou hospital para os procedimentos clínicos. 

por Ascom - Maceió

 

 

Fonte: (Aqui Acontece)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco