HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

VOCÊ SABIA?
Município promove vacinação antirrábica em cães e gatos 04/11/2014 às 19:55:10

Fotografada por EVANDRO FREITASA cadela Electra, de sete anos, já foi imunizada

 

BARRA MANSA

 

A raiva é uma doença causada pelo vírus rábico, transmitido ao homem pelo contato com animais doentes, através de mordedura e arranhadura.
Visando prevenir que o animal venha desenvolver a raiva e transmiti-la ao homem, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental de Barra Mansa promoveu neste fim de semana, nos dias 01 e 02 de novembro, uma campanha de vacinação antirrábica. A mobilização foi realizada durante todo o dia em diferentes pontos do município. Por volta das 16 horas, só o Consultório Veterinário Municipal, no Centro, já registrava mais de 100 atendimentos e imunizações contra a raiva em cães e gatos com mais de quatro meses de idade. A administradora do consultório e gerente do Bem Estar e Cuidado ao Animal, Simonetti Balieiro, disse da importância da vacinação e enalteceu o serviço realizado pela prefeitura, através da junção das secretarias de Meio Ambiente e Saúde e da Zoonose.

O comerciante Daian Macedo reservou um horário especial para levar seu bicho de estimação ao consultório e ressaltou a necessidade da divulgação da campanha. “Fiquei sabendo através de cartazes espalhados pela cidade. Não abro mão de dispensar esses cuidados a quem me dá carinho e está comigo nos momentos de alegria e tristeza”, disse o jovem referindo-se à cadela Electra, de sete anos.

A vacina, gratuita, foi aplicada por técnicos da prefeitura, com a supervisão de um médico veterinário. Nos dias 15 e 16 de novembro, a campanha se repete. 

Cães e gatos serão vacinados em Angra

Campanha de vacinação itinerante será realizada no mês de novembro em todos os bairros da cidade

 

Cães e gatos serão vacinados contra a raiva gratuitamente em Angra dos Reis, em novembro.  A equipe da Vigilância em Saúde do município vai rodar todos os bairros do continente a partir de amanhã até o final do mês. Já na Ilha Grande esta ação está prevista para o mês de dezembro.

 “Apesar de atualmente quase não haver registros de raiva no Brasil, é fundamental que ocorra a vacinação em animais, pois foi através das campanhas de vacinação que a taxa de mortalidade por contaminação do vírus da raiva pôde ser diminuída,” explicou o diretor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Romário Gabriel.

Mudança de comportamento é um dos sintomas da doença e o animal doente passa a se esconder ou agir de maneira diferente do normal; agressividade; a salivação é outro sinal, pois  o animal baba muito, às vezes, parece que está engasgado. Também podem ocorrer prostração, falta de apetite e paralisia que ajudam na hora de identificar a doença.

É bom lembrar que a vacina é a única maneira eficaz de se controlar a doença. A raiva é uma doença incurável. Portanto, é necessário um controle rigoroso da vacinação dos animais domésticos e do campo.

Até o final do mês, a Secretaria de Saúde irá informar o local onde acontecerá a vacinação (praça, posto de saúde etc). No último dia da campanha, dia 29 de novembro, acontecerá o dia municipal da campanha, das 9h às 14h, com vacinação na Verolme, Centro, Balneário, Parque Mambucaba, Frade, Japuíba e Nova Angra. A vacinação nas Ilhas será em dezembro.

 
 
 
 
 
Fonte: (A Voz da Cidade)





ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco