HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

VOCÊ SABIA?
Como evitar ingestão de fezes 13/03/2015 às 22:37:34
Meu Shih Tzu, comprado com 6 meses, tem mania de comer as próprias fezes. Para deixá-las com gosto ruim, adicionei um pó especial na comida dele. Também troquei de ração, conforme recomendação da veterinária. Mas nada resolveu. O que faço?
 
Como evitar ingestão de fezes

Como evitar ingestão de fezes

Kamila, este hábito é chamado de coprofagia e resulta de várias possíveis causas. A começar por deficiência nutricional, que pode ser consequência ou de alimentação desbalanceada (o veterinário sugerirá uma ração adequada) ou de falta de absorção dos nutrientes. Nesse caso, se a causa for vermes que estão roubando nutrientes, a vermifugação resolve. Se não for, poderá ser síndrome de má absorção e será necessário diagnosticar a causa, já que há diversas possíveis, entre elas insuficiência pancreática exócrina, sensibilidade alimentar e alergia alimentar.
Existe também a coprofagia por motivos comportamentais. Um deles é a tentativa de chamar a atenção, principalmente se cada vez que o cão comer fezes o dono se mostrar ansioso ou der bronca. Pode também acontecer o oposto: o cão comer as fezes para não ser reprimido. Em ambos os casos, o certo é recolher logo as fezes, nunca na frente do cão, e, caso ele seja pego em flagrante, ignorá-lo. Paralelamente, quando o cão não estiver comendo fezes, passe a dar mais atenção para ele.
Outra possibilidade é a falta do que fazer. Interagir mais com o cão por meio de brincadeiras além de proporcionar mais atividade física e evitar deixá-lo sem companhia por muito tempo ajudam a controlar o problema.
Mais uma possível causa de coprofagia, se o banheiro do cão estiver próximo demais da caminha e do comedouro, é a ingestão das fezes na tentativa de manter a área limpa.
Existe, ainda, a possibilidade de o cão comer fezes simplesmente por achá-las gostosas. Nesse caso, evite dar petiscos para ele, pois costumam deixar o cocô mais palatável. Usar produtos específicos para tornar as fezes amargas também pode diminuir o interesse pela “iguaria”.
Se você precisar de mais ajuda para vencer esse hábito canino constrangedor, procure um veterinário ou um comportamentalista de confiança.
 
 
 
 
 
 
 
Fonte:(Cães & Cia)





ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco