HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

VOCÊ SABIA?
12 cuidados essenciais que é preciso ter ao levar um cachorro para passear 13/12/2015 às 16:04:29

Qualquer tipo de exercício é de extrema importância para seu animal de estimação. Uma vez que, além de ser essencial para a saúde do seu pet, também é responsável por diminuir seu stress, aumentar sua socialização com outras pessoas e animais, e ainda garantir momentos únicos de lazer entre o cão e seu dono.

Ainda assim, é necessário tomar alguns cuidados para que uma simples caminhada não se torne em um problema no futuro. Por este motivo, fizemos uma seleção com 12 cuidados essenciais que você deve ter ao levar um cachorro para passear. Confira:

1) Evite o Sol forte

Diferente de nós, os cães não possuem glândulas sudoríparas para liberar o calor e transpiram através da salivação. Por isso, nada de torturar seu animal com Sol forte, afinal de contas eles ainda podem queimar as patinhas no asfalto quente por conta do calor. Evite passear entre 10h e 16h, que é o horário em que a temperatura está mais elevada.

2) Percurso curto ou longo

O tamanho da caminhada depende muito de cada animal. Cachorros ativos precisam de caminhadas mais longas para gastar energia, enquanto que para cães idosos e sedentários é recomendável um percurso mais enxuto. Procure saber com um veterinário o que é mais adequado ao seu animal. Uma boa dica para saber se algo está errado é o cão se recusar a caminhar ou ficar ofegante muito rapidamente.

3) Protetor solar

Existem produtos específicos para seu animal e que são muito recomendados para usar em regiões como as orelhas, o focinho e as patas. O protetor solar também é indicado para cachorros albinos, com pelos brancos e de pele clara.

4) Pelos curtos no Verão

Quando o Verão chegar escolha uma tosa mais rente nos pelos de seu pet, uma vez que eles aumentam a temperatura do cachorro e isso se agrava durante um passeio.

5) Hidratação é tudo

Um detalhe essencial para o passeio com o cachorro ser prazeroso é sempre levar água para ele se hidratar. Existem alguns modelos de garrafas de água portáteis que são perfeitas para seu pet.

 

Banco de Imagens @ iStock (andresr)

6) Focinheira

Os cães de algumas raças são obrigados por lei a usar focinheiras para caminhar na rua. Procure por um modelo que permita a salivação do seu animal.

7) Coleira neles

Deixar seu cachorro solto durante uma caminhada pode ser perigoso para seu animal. Certifique-se que o modelo usado pelo seu cão é o correto e jamais escolha uma pela beleza e sim pela funcionalidade. Caso tenha dúvidas, peça a orientação de um veterinário.

8) Leve saquinhos para o cocô

Muitos animais aproveitam a caminhada para fazer suas necessidades. Não se esqueça de levar saquinhos plásticos para recolher as fezes do seu animal e jogar fora no lixo mais próximo.

 

Banco de Imagens @ iStock (EasyMorning)

9) Passeie em locais com sombras

Na hora de escolher o local por onde passear com seu cachorro, prefira regiões arborizadas como parques e praças. As sombras garantem temperaturas mais amenas e, portanto mais agradáveis para seu animal.

10) Fique atento ao seu redor

Nunca se sabe quando um cachorro irá estranhar outro animal ou uma pessoa. Por este motivo é recomendável ficar atento a sua volta, nas pessoas que caminham na sua direção e nas reações de seu pet.

11) A hora certa de parar

Um sinal de que é a hora certa de parar a caminhada é quando o cão se nega a continuar andando e fica mais tempo com a boca aberta e a respiração ofegante. Neste momento evite usar a força e dê uma pausa para seu cachorro se recuperar e leve-o calmamente para casa.

 

Banco de Imagens @ iStock (AzmanJaka)

12) No final da caminhada dê um biscoitinho

Isso fará com que o cão veja isso como uma recompensa e o tornará mais obediente das próximas vezes.

 

 

 

 

Fonte: (Catraca Livre)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco