HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

VOCÊ SABIA?
Surdez canina por Ricardo Pereira 08/04/2016 às 20:48:33

A surdez nos cães é algo que é algo que pode ter várias razões para aparecer e existem tantos casos que infelismente é algo bastante comum.

Não deve deixar de amar o seu cão por causa disso, pelo contrário. Deve mostrar que o apoia e se adapta a ele.

Existem algumas raças que o aparecimento deste problema é mais frequente devido á sua genética, sendo eles: Akita, Boxer, Beagle, Cocker Spaniel, Dálmata, Daschund, Jack Russell Terrier, Papillon, Maltês, Poodle, Pastor Alemão, Rottweiler e São Bernardo.

Como vê, ainda são bastantes, havendo dois que são mesmo muito provavel a aparecimento deste problema, que são o Dogue Alemão e Dálmata, sendo eles albinos.

Como saber se o meu cão é surdo

Nem sempre é fácil descobrir se o seu cão sofre de surdez e muitas vezes você só acaba notando quando já é tarde demais e ficou incurável.

Por isso, se quer descobrir se o seu cão esta sofrendo de surdez, esteja atenta para ver se ele começa a mostrar alguns destes comportamentoss:

  Tempo exagerado de sono;

  Coceira frequente nas orelhas, que podem apresentar mau cheiro e sensibilidade ao toque (dor);

  Cachorro agitando frequentemente a cabeça;

  Latidos em excesso e sem motivo aparente;

  Desobediência a chamados, além de indiferença aos demais sons e não acordar quando for chamado apenas vocalmente.

 

Se notar algum destes sintomas, é sinal de alarme para si. Mesmo que não os encontre, é sempre importante levar o seu cão a um exame de rotina (6 em 6 meses) ao seu veterinário para ele ver se esta tudo bem com o seu cachorro.

Porque é que o meu cachorro ficou surdo?

A surdez canina é algo que pode nascer já com ele, desde que ele ainda é um feto, devido a medicamentos que a sua mãe estivesse a tomar na gestação ou mesmo genético.

Mas também uma boa parte, senão a maioria dos casos de surdez surgem ao longo da vida do cachorro, havendo vários motivos para isso.

Um dos mais comuns e que você pode evitar, é o aparecimento de uma otite que acaba por se agravar ou foi mal curada e pode levar á surdez. Se for o caso, ao se aproximar do seu cão vai notar um mau cheiro vindo das orelhas do mesmo ou uma estranha sensibilidade quando você toca nas orelhas.

Ou pode ser algo mais complicado e normalmente incurável desde inicio que é um tumor na cabeça, sendo este também mais comum do que pode imaginar.

Conclusão

Claramente o seu cão vai ser um desafio para você quanto á vossa comunicação e para o adestramento do mesmo. Vai ter de se adaptar e começar a adestra-lo com sinais com as mãos ou até sinais luminosos em vez dos comandos que costumava fazer. Use sempre o sistema de recompensa para o motivar, e por último, deixe sempre trancadas as aberturas que possam haver para o exterior para que ele não fuga.

 

Por: Ricardo Pereira (http://comoadestrarcaogato.com/)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco