HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

VOCÊ SABIA?
Cão alérgico: os tapetes podem estar contribuindo para as alergias 05/02/2021 às 19:19:04

As alergias são uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma substância, chamada alérgeno, que em condições normais não provocaria esse tipo de resposta. Cada vez é mais comum encontrar um cão alérgico a ácaros, pulgas, alimentos ou qualquer elemento do meio ambiente.

Como saber se um cão é alérgico?

A alergia pode ocorrer em qualquer idade e em qualquer raça de cão, embora seja verdade que existam alguns com maior tendência para as alergias, como o buldogue francês.

Os sintomas de alergia mais comuns são:

  • Coceira. Às vezes, a coceira é tamanha que aparecem feridas ou buracos pelo de tanto que o animal coçou ou lambeu a área afetada. A coceira pode afetar todo o corpo ou ser localizada.
  • Vermelhidão. Muito típico na região das orelhas ou no espaço entre os dedos.
  • Vômito e diarreia. Em alergias alimentares.
  • Otite. É muito comum em cães alérgicos. Para o animal é muito irritante, pois provoca muita coceira. É importante tratar a otite para evitar danos ao ouvido interno.

As alergias e os tapetes

Um dos alérgenos mais comuns em cães – e pessoas – são os ácaros. Os ácaros são uma subclasse de aracnídeos microscópicos que habitam o mundo e são frequentemente encontrados na poeira dentro das casas.

O outono e a primavera são as piores épocas devido às chuvas, mas com as condições adequadas, os ácaros podem ser encontrados em qualquer época do ano.

A poeira se acumula facilmente em tapetes, cortinas, colchões, tapeçarias, cobertores… em qualquer superfície que acumule poeira, mas especialmente entre as fibras têxteis onde a poeira fica presa e um grande número de ácaros se prolifera.

Se um cão for alérgico, os ácaros provavelmente estão entre seus possíveis alérgenos.

Você pode descobrir o que causa uma alergia em seu cão por meio de um teste de alergia no veterinário. Usando amostras de sangue e um painel de alérgenos, aqueles que produzirem uma reação serão detectados.

Como podemos ajudar nosso cachorro em casa?

Para combater uma alergia, é melhor evitar o que desencadeia os sintomas. Ou seja, você deve tentar evitar que o animal entre em contato direto com os alérgenos.

Os ácaros preferem um ambiente quente e com alta umidade, por isso podemos tomar uma série de medidas para eliminá-los ou reduzir seu número em casa:

  • Evite tapetes e outros objetos que acumulam poeira. Se não puderem ser evitados ou se não quisermos evitá-los, devemos lavá-los periodicamente e deixar secar completamente.
  • Lave a cama, os cobertores e os brinquedos do cachorro. Para evitar o acúmulo de ácaros e sujeira.
  • Dê banho regularmente no animal, desde que indicado pelo veterinário e com um xampu adequado para uso frequente. Não devemos esquecer de secar completamente nosso animal de estimação, pois o pelo úmido é um habitat ideal para ácaros e fungos.
  • Ventilar. A ventilação diária em conjunto com a limpeza regular eliminará os ácaros.
  • Aspire o chão. É melhor do que varrer, pois não levanta a poeira da superfície do chão.

É importante levar o animal periodicamente ao veterinário para que os sintomas que podem afetar a pele e as orelhas possam ser tratados, pois certamente nosso cão precisará de algum tipo de medicamento para eliminar a coceira, curar as lesões cutâneas e tratar as otites que possam aparecer.

Lembre-se de que um cão alérgico tem uma sensibilidade especial à picada de parasitas externos, como pulgas, carrapatos e mosquitos. Portanto, devemos evitá-los com pipetas ou colares.

As alergias não têm cura. Portanto, devemos aprender a conviver com elas minimizando o alérgeno. Contudo, se decidirmos pela vacinação contra a alergia, não devemos esquecer de seguir as orientações estabelecidas pelo veterinário.

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco