HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

CURIOSIDADES
Menstruação em cadelas requer atenção e cuidados 09/11/2015 às 09:32:10

Na verdade, não se trata exatamente de menstruação, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam. As cadelas não possuem ciclo menstrual. O que acontece com elas é o chamado de ciclo estral, que possui fases de cio com características bastante específicas.

Maturidade sexual

As cadelas alcançam a maturidade sexual em idades bastante variáveis. Em raças de pequeno porte, o primeiro ciclo astral pode acontecer em torno de sete a 10 meses, enquanto nas raças de grande porte isso pode acontecer até o segundo ano de vida.

As cadelas, a partir do primeiro cio, terão, em média, entre 1 e 2 ciclos ao ano até o término da vida, ao contrário do que acontece com as mulheres, uma vez que não possuem supressão de cio em função de idade avançada. Mas o tempo entre um cio e outro pode variar muito de acordo com o porte do animal, raça, idade, condições de saúde, nutrição, entre outros fatores.

Menstruação em cadelas requer atenção e cuidados

Ciclo estral

1ª fase: Proestro

O proestro é como chamamos a primeira fase do ciclo estral em cadelas. Com duração entre nove e 10 dias, essa fase é caracterizada pelo inchaço da região vaginal. É nesse período que acontece a “descarga vaginal sanguinolenta”, que é confundida com a menstruação. Nessa fase, no corpo do animal se prepara a ovulação para a posterior geração. Durante o proestro, a fêmea não aceita o macho.

2ª fase: Estro – cio

Durante a fase conhecida como estro, de duração de aproximadamente nove dias, ocorre a ovulação, e é o período “fértil” da cadela, em que ela aceita o macho.

3ª fase: Diestro

Essa fase dura em torno 70 dias e acontece independentemente de haver gestação ou não. O equilíbrio hormonal, durante esse período, fará com que a cadela se comporte de forma semelhante a uma gestação. Nesse período, inclusive, acontecem as falsas gestações, mais conhecidas como gravidez psicológica. Quando não estiverem grávidas, as fêmeas podem “adotar” animais ou brinquedos. Durante o diestro não há aceitação do macho.

4ª fase: Anestro

Durante o anestro, que dura em torno de 130 dias, a cadela apresenta uma fase de certa estabilidade hormonal, que é como se fosse uma fase de repouso para o corpo do animal e de preparo para o próximo ciclo.

Dicas

Caso o cachorro fique dentro de casa e o sangramento possa ser um inconveniente, existem fraldas absorventes que são próprias para cães que poderão ser úteis, evitando que o sangue cause manchas indesejadas na casa.

Considere a opção da castração caso não deseje que a fêmea tenha filhotes, uma vez que essa fase pode gerar inconvenientes de filhotes indesejados, mais cães abandonados.

Desconsidere qualquer sugestão da utilização de hormônios em cadelas para evitar o cio, uma vez que causam problemas hormonais e tumores nas mamas e nos órgãos reprodutivos. O ideal mesmo é a castração, que além de trazer tranquilidade ao tutor, evita muitos problemas de saúde e gerais.

 

 

Por: Natália Petrin

Fonte: (Clube para Cahorros)



 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco