HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

RAAS
Doberman, uma raa peculiar e elegante 29/05/2017 às 14:27:44

Se há um cão que não é para todos os gostos, mas que também é peculiar e elegante, sem dúvida, é o Doberman. Com ele não há meio termo, ou você adora esse tipo de cão ou não. No entanto, é um animal muito nobre e que merece ser conhecido mais a fundo.

 

É por isso que tivemos a ideia de dedicar um espaço a esse cão. Vamos fazer uma pequena homenagem a ele por ser apto tanto para ser um animal de estimação quanto um cão de guarda. Falaremos de tudo que você deve saber sobre este maravilhoso ser.

Características do Doberman

doberman

Origem

O Doberman não é uma raça muito antiga. É conhecida desde o século 19, aproximadamente. Para conseguir essa raça, foram feitos cruzamentos de outras, como Rotweiller, Beauceron, entre outros.

No começo, seu trabalho era de proteger seu dono e sua família de assaltantes. Mas com o passar do tempo foi ficando responsável pelos trabalhos de caça e companhia. Entretanto, segue sendo muito utilizado como cão de guarda, graças à sua presença imponente.

O nome da raça foi inspirado em Karl Friedrich Louis Doberman, que trabalhava de vigilante e cobrador de impostos. Devido os perigos do trabalho noturno, ele logo necessitou de um animal para se defender de ladrões. Ao procurar e testar diferentes raças, nenhuma parecia satisfazê-lo. Foi quando começou a realizar cruzamentos de raças até conseguir a que conhecemos hoje como Doberman.

 

Embora existam especulações sobre quais seriam as duas principais raças que deram origem a esta, não podemos afirmar nada até termos provas genéticas.

Aspecto físico

Seu corpo é quadrado, musculoso, com olhos pequenos e de cor escura. É atlético e forte, mas magro, o que permite que seja um bom corredor, perseguindo aqueles que pretendem prejudicar sua família humana ou a si mesmo.

Costumam medir entre 68 e 72 cm, no caso dos machos, com um peso entre 40 e 45 kg. Já as fêmeas apresentam altura entre 60 e 65 cm e peso entre 32 e 35 kg.

 

O pelo, apesar de curto e muito próximo ao corpo, é robusto e brilhante, dando maior elegância ao seu visual. As principais cores admitidas pelas associações internacionais são:

  • Negro e vermelho
  • Marrom e vermelho
  • Vermelho em manchas bem delimitadas em diversas regiões do corpo, como pés, peito, pescoço, sobrancelhas etc.
  • Bege com marcas de marrom café
  • Azul com marcas de cinza e cobre

Não é possível ver um doberman completamente branco ou negro. Nesse caso, não será um cão de raça pura.

Sua expectativa de vida é de aproximadamente 13 anos e as fêmeas podem ter até 8 filhotes por gravidez.

Personalidade

doberman co de defesa

Apesar de sua fama de violento por causa de alguns eventos que não devem servir de precedente, o Doberman é um cão leal e muito equilibrado. O problema geralmente não é da raça, mas do tipo de pessoa que o adota.

É um cão muito inteligente e sensato, mas também dominante, altivo e com uma personalidade muito forte. Por isso, necessita que seu dono seja amoroso, porém firme, para que fique claro ao animal quem é o líder da matilha e o chefe da família.

Apesar de tudo isso, seu instinto de proteção é enorme. Ele estará disposto a dar a própria vida para salvar a sua ou de algum membro da família.

Você deve ser paciente com ele por causa de sua personalidade, mas o Doberman é um cão que aprenderá a cumprir ordens sem nenhum problema.

Lembre-se de que um cão grande e com essas características não é adequado para qualquer tipo de pessoa. Pense muito antes de decidir se o Doberman é ou não o cão ideal para você. É uma forma de adotar com responsabilidade.

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Existe o co-lobo?
06/12/2017 às 17:17:06

Quais doenas podemos transmitir para os ces
05/12/2017 às 21:24:22

Saluki, o co real do Egito
29/11/2017 às 22:22:21

O que um co potencialmente perigoso?
29/11/2017 às 22:10:18


© Canil Garra 2017. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco