HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

VOCÊ VIU?
Teatro ensina sobre Guarda Responsável dos animais 22/08/2014 às 20:06:34

Dois mil alunos da Rede Pública de Ensino de São José dos Pinhais aprenderam nesta quarta-feira (20) como é ser responsável na guarda dos animais de estimação. O assunto foi tema da peça “Dito e Feito”, apresentada no Teatro PUC-SJP e que faz parte do projeto Veterinário Mirim, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

O projeto integra o currículo dos alunos que cursam o 5º ano do Ensino Fundamental na Rede Pública Municipal desde 2011 e é parte do programa de Controle Ético da População Canina e Felina. “A participação dos alunos é de vital importância para o processo de sensibilização da população, visto que os mesmos tornam-se agentes multiplicadores e envolvem os pais, parentes, amigos e vizinhos”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Gastão Vosgerau.

As 39 escolas participantes também são capacitadas para o projeto e já receberam e distribuíram entre os alunos mais de sete mil cartilhas “A cidade e seus Bichos” e “Zoonoses”, trabalhando o tema em sala de aula. 

Além de aprender sobre guarda responsável, bem-estar animal e zoonoses (doenças que podem ser transmitidas pelo animal ao homem) os alunos também participam do concurso Veterinário Mirim, através de desenho e frase sobre o tema, que este ano é: “Abandonar seu Animal não é nada legal”. Os alunos premiados visitarão o hospital veterinário da PUC, além de terem seus trabalhos publicados no livro Veterinário Mirim. 

DITO E FEITO
A peça “Dito e Feito” é uma adaptação da obra “O cachorro do Menino”, que conta a história de Oscar que, após ganhar um cachorro da sua mãe, percebe que o cãozinho Dito possui um problema de locomoção. O menino, então, precisa escolher entre abandonar o animal, como aconselha o amigo Pedro, ou amá-lo incondicionalmente.

CONTROLE 
Um dos grandes problemas ambientais na atualidade são os animais abandonados. A superpopulação dos cães nas ruas, causada pela procriação indiscriminada e pelo abandono, é hoje uma das questões de maus tratos mais visíveis em todo o país.

Boa parte dos animais de rua possuem “proprietários”, que os abandonam em razão de viagens, quando os animais procriam ou envelhecem. Desta forma, esses proprietários não estão sensibilizados para a questão da guarda responsável, que é o que busca o Programa de Controle Ético da população Canina e Felina.

O programa é composto por diversos projetos envolvendo castrações de cães e gatos; identificação dos animais através de microchips; sensibilização da população sobre guarda responsável, através de minicursos e palestras; evento de Adoção Animal e o Projeto “Veterinário Mirim”. As informações são da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de SJP.

Publicado por: GuiaSJP.com - Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com).

 

 

 

Fonte: (http://www.guiasjp.com/)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Razões pelas quais os cães não devem consumir limão
15/05/2024 às 17:56:35

Pleuropneumonia equina, uma infecção respiratória grave em cavalos
15/05/2024 às 17:52:42

Como acostumar o cachorro a dormir sozinho?
15/05/2024 às 17:49:56

5 soluções caseiras para a coceira excessiva em cães
15/05/2024 às 17:47:21


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco